Fuso Horário
Paralelo ou Meridiano?
Sabe-se que os fusos horários são definidos tendo por base os meridianos, ou seja, a cada meridiano corresponde a uma das 24 horas do dia.
Bem, vamos raciocinar da seguinte maneira:
Se a luz do sol incidindo sobre a linha do equador (um dos paralelos), e quando atingir novamente o mesmo ponto de partida, terá decorrido um dia de 24 horas. Acontece que, tomando-se por base a linha do equador, a distância entre um meridiano e o seguinte, é completamente diferente (vai diminuindo) à medida em que nos distanciarmos em direção aos pólos. Significa dizer que, enquanto percorrendo a linha do equador, a luz do sol percorre em uma hora, uma determinada distância; ao passo que, se por exemplo, tomarmos por base um outro paralelo, a luz do sol vai percorrer um espaço bem menor, sendo que deverá ter transcorrido também a mesma "uma hora". Estranho não?! Lembremos como se faz para saber qual o espaço (S) percorrido por um corpo a uma velocidade constante (v) durante um determinado tempo (t) " S=v/t".
Por essa razão tenho uma opinião de que os fusos horários deveriam ser divididos tomando-se por base os paralelos. Com isso, acredito que de acordo com o explicado acima, a "um dia" deveria ter 24 horas, apenas na linha do equador, e diminuindo a quantidade de horas à medida em que se aproxima dos pólos.
Seria por acaso uma das razões de que em alguns locais do globo pessoas são mais estressadas ou imaginam (com certeza? - Talvez!) que têm menos tempo durante o dia.
Acredito que, seria interessante algum cientista opinar sobre o assunto.
sábado, 5 de janeiro de 2008
Fuso Horário - Paralelo ou Meridiano?
Postado por
LC Costa
às
12:37
Marcadores: fuso horário, linha do equador, meridiano, paralelo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário